terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O prazer em ser diferente!

Hoje eu fui levar minha guitarra num luthier* que conheço lá no centro. Um dos parafusos que trava as cordas estava empenado, então fui lá ver se me conseguiam um parafuso novo (sem a trava das cordas, a guitarra desafina mto fácil)...

Então, eu cheguei lá, com a guitarra nas costas, e falei o problema. Ele foi lá dentro, ver alguns parafusos, e trouxe para montar tudo. Tudo funcionando perfeito, estava pronto pra ir pra casa, e começar a regular minha guitarra (um parafuso problemático desregula tudo)...

Em um certo momento, ele me disse: "Cara, você não quer que eu regule sua guitarra? Faço pra vc por um preço legal". Ele faz isso há dez anos, então eu dei minha guitarra pra ele ajustar... Logo de início, eu disse: "Meu, essa guitarra é afinada diferente, a afinação dela é em Lá"... Ele, o outro luthier e o balconista com cara de espanto, olhando pra mim, e falando: "Afinação em Lá? Como isso? Que corda vc usa?", e eu alí: me sentindo um alien.

Peguei um pedaço de papel, e escrevi: "A, D, G, C, E, A" e depois disse: "Essa é a seqüência das cordas, da mais grave pra mais aguda, pode afinar assim?"... Eles, que são músicos, observaram o papel, e talz, dps disseram que eu escrevi errado, que ao invés de E (mi) era F (fá)... Instindo que era pra afinar a segunda corda em Fá, e talz... Aí peguei um pedaço de papel maior, e escrevi a seqüência:

E, A, D, G, B, E (afinação normal)
D, G, C, F, A, D
C, F, A#, D#, G, C
B, E, A, D, F#, B
A, D, G, C, E, A (minha afinação)

E provei pra eles que estava tudo certíssimo, a guitarra afinada em Lá, tem a segunda corda sendo Mi, e não Fá... Naturalmente, ficaram com "cara de bunda", e se justificando (mas ok, não falei nada pra não sair da bênção). Quando o cidadão estava regulando minha guitarra, estava pensando: "Eles fazem isso há 10 anos, e nunca viram uma guitarra afinada desse jeito". Na hora, ao invés de besta, acabei me sentindo até meio exclusivo, porque acabei fazendo na guitarra algo que ninguém tinha feito antes! Muita gente considera que guitarrista tem que fritar os dedos, tem que usar alavanca adoidado, tem que fazer solo igual um animal, mas ninguém fez o que eu fiz: tocar numa afinação grave, e criar um estilo próprio. Fascinante, não? E é justamente esse o dom que Deus me deu, é esse o motivo de eu largar algumas coisas para trás e querer usar tudo para a glória Dele! =)

Mas a história não acaba aqui... Agora vamos à parte mais hilária da coisa...

Ele terminou, eu paguei. Coloquei a guitarra na bag. A bag nas costas, e fui pra casa me divertir com a guitarra com o parafuso bom, e regulada por um luthier. Quando fui ver minha guitarra: "meldeos". A ponte estava desnivelada, as cordas trastejando, além do fato do cara ter apertado o bendito do parafuso até sair água (poderia empenar de novo). Comecei a regular era umas 16h00... São 18h20, e só agora terminei de arrumar a bagunça. Agora sim, definitivamente, ninguém mais encosta na minha filhota!

E pois é... eu só queria um parafuso!!! ¬¬º



* luthier, é um profissional especializado em construção e manutenção de instrumentos musicais... \falei

Um comentário: